Governança

Código de Conduta

A Barra Energia quer ser reconhecida como uma empresa brasileira comprometida com a excelência técnica e com as melhores práticas empresariais. É fundamental estar em conformidade com as regras estabelecidas para a realização de negócios e atividades num universo de constante exposição.

Um conjunto de regras capaz de orientar, disciplinar e reforçar de conduta pessoal e profissional de seus empregados para consolidar o padrão de credibilidade da companhia no mercado. Com essa filosofia, a Barra Energia aplica de forma consistente o seu Código de Conduta, que faz parte de seu Plano de Negócios de governança. Na prática, a aplicação do conceito no dia a dia da companhia gera ética, transparência e respeito mútuo com todos os públicos (colaboradores, parceiros, investidores, fornecedores e clientes).
 

Normas anticorrupção

Práticas transparentes estão no DNA da companhia, uma vez que seus negócios devem estar regulados por gestões que reportem de forma fidedigna os resultados auferidos, assim como orientar a condução das atividades tendo como princípio um sistema de controle. Sistema que ajuda na detecção e correção antecipadamente de não conformidades de controle.

A Norma Anticorrupção, também incluída no Plano de Negócios de governança da companhia, visa consolidar os padrões do perfil de gestão em todas as áreas de atuação da empresa. Assim, trabalhamos para obter uma sólida e positiva imagem de nossos negócios do mercado cada vez mais globalizado. Ações guiadas por responsabilidade garantem à Barra Energia a chancela de empresa consciente de seus deveres e compromissos, além de confiável e apta a corrigir eventuais não conformidades em busca de lucratividade e competitividade com seriedade. A norma é aplicada por um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), além de relatórios funcionais e auditorias externas.
 

Compliance

O conceito de Compliance tornou-se fundamental no mundo corporativo no que diz respeito a estabelecer políticas e diretrizes das empresas. Na Barra Energia, esse entendimento permitiu a elaboração de um modelo de gestão simples e facilmente ajustável às exigências operacionais e ao progressivo crescimento das suas atividades num mercado mundialmente competitivo.

O conceito Compliance, juntamente com o Código de Conduta, Ética, Missão e Valores e Norma Anticorrupção, sustenta as políticas e diretrizes dos negócios da companhia com vistas a garantia da uma boa governança. Estar em conformidade com suas políticas e diretrizes estabelecidas previamente é um valor indispensável para seus negócios. Desta forma, a Barra Energia aplica o conceito de forma imperiosa com o objetivo de manter empregados e público-alvo cientes das atividades e também de assegurar a todos como proceder em casos de desvio de conduta, práticas lesivas e outras.
 

Conselho de administração

O principal órgão de governança da companhia é o Conselho de Administração, integrado por representantes dos investidores, da administração e por conselheiro independente, além de ser assessorado pelos Comitês de Auditoria e de Remuneração.

Também fazem parte de sua estrutura organizacional um “Chief Compliance Officer” e um “Ombudsman”, funções reguladas por um conjunto de políticas e procedimentos permanentemente atualizados de modo a assegurar que os seus administradores, colaboradores e prestadores de serviço observem os mais altos padrões de transparência e conduta ética nos negócios.